terça-feira, 16 de outubro de 2007

O Macarthismo

Macarthismo foi um movimento iniciado nos Estados Unidos em 1951 pelo senador Joseph McCarthy, esse movimento tinha como finalidade perseguir as pessoas que eram a favor do comunismo, e também as pessoas que realizavam atividades antinorte-americanas. Esse intenso movimento deu-se por causa da política norte-americana, e a disputa entre os Estados Unidos e a União Soviética na Guerra Fria pela hegemonia do planeta após a Segunda Guerra Mundial.
Tudo começou com o surgimento da lei Lei MacCarran-Nixon, de 1950. Essa lei exigia o que todas as organizações simpatizantes do comunismo se registrasem. McCarthy era o responsável pelas subcomissões de investigação do Senado, que realizavam uma ''caça às bruxas''.
Até que houve a explosão da primeira bomba atômica soviética. Essa explosão pôs fim ao monopólio atômico norte-americano, dando a vitória aos chineses que eram dirigidos pelo Partido Comunista. Esse partido buscou criar um clima de terror aos norte-americanos, ameaçando-os de um ataque atômico contra o seu território. Isso fez com que os Estados Unidos ativasse um moderno tribunal que se chamava "Comitê de Atividades Antiamericanas". Foi aí que o senador Joseph McCarthy conseguiu ser a figura chave do anticomunismo, nesse período o cinema e a arte tornaram-se um dos alvos principais dos "caçadores de comunistas". Daí veio o termo ''caça as bruxas''. Muitos cineastas passaram a ser interrogados levando muitas carreiras a ser destruídas, mas no final das contas apenas dez pessoas foram presas, esse fato ficou conhecido como "Dez de Hollywood".
McCharty fez o que ninguém esperava, ele traiu o próprio país ao investir violentamente contra o próprio governo republicano e o exército, até que o senador foi afastado. Mas além de deichar sua marca na história, ele nos deichou os seus dois seguidores o inquisidor-mor Richard Nixon e o delator Ronald Reagan. Embora o Bush não tenha feito parte diretamente do acontecimento ele busca todo o tempo ressuscitá-lo.
Todos pensavam que o macarthismo havia acabado até que uma nova legislação foi aprovada nos Estados Unidos, com o objetivo de combater o terrorismo. Só que não são os comunistas mas, agora são os pacifistas. Bush estabeleceu um novo marcathismo, que só foi possível por causa do terror. Hoje podemos ver o medo que o governo norte-americano busca transmitir através da mídia. O governo americano busca aumentar o nosso medo e consequentemente a paranóia de querer melhorar o mundo de algum geito.

11 comentários:

Professor Augusto Rischiteli disse...

Texto copiado:
http://pt.muestrarios.org/b/omacarthismo.html

Unknown disse...

Oi foi mal falaar, mas eh que voce escrever deixar com "ch" e é com "x". por favor.. mude o qto mais rapido.. desculpa eu estar falando assim na maior cara de pau.. mas é a realidade..=/
aaah.. e "jeito" voce escreveu com "g" e é com "j" ;DD

Unknown disse...

fala sério, isso foi a pior que eu ouvi hoje deiXar com "ch" é "uó" kkk
desculpa mas foi um "GEITO"(é com"J")
muito estranho que você arrumou para escrever!
eu vou usar esse texto pre minha pesquisa, mas pode DEIXAR que eu vou tirar esses erros (desculpa mesmo por te mandar a real)

Nery, disse...

o texto está muito bom, tirando o deichou e o geito :s

Biological Scenes disse...

=) valeu!

Unknown disse...

MT bom, exceto os erros!!

Unknown disse...

MT bom, exceto os erros!!

Unknown disse...

MT bom, exceto os erros!!

Caveira disse...

Se eu não me engano, até o Charlie Chaplin foi preso na época do Macarthismo. Uma pessoa famosa e conhecida por todos. Agora imagina o estado daqueles cidadãos que foram presos.

rolegal disse...

Aos criticos, onde está o texto de vocês?

fenix colchões disse...

ELE ERROU PQ ELE ELE COLOU DO YAHOO AGORA QUE VI KK JEITO COM G, DEIXOU COM CH...